terça-feira, 21 de abril de 2009

Processo de criação "Amazônia Adentro"




A cia. Conto em Cantos desde 2005 trabalha com o público infantil contando histórias e desenvolvendo atividades de arte-educação. A partir dessa experiência pensamos em unir nossa vivência como atrizes para a criação de espetáculos que narrassem histórias (conservando a linguagem narrativa) com uma preocupação estética mais atrelada à linguagem teatral.
Criamos ao longo destes anos cinco espetáculos que reúnem histórias em torno de um tema/idéia: “Contos Brasileiros”; “Contos de Encantamento”; Diversas Histórias”; “Quatro Contos do Mundo” e “Contos de Meio Ambiente”. Chamamos as apresesentações de espetáculos de histórias porque acreditamos que eles trazem elementos bem teatrais como: momentos em que os personagens contracenam e dialogam, escolhas de marcação gestual e vocal, e a própria necessidade do uso do cenário e figurino pra contar a história. Os espetáculos se distanciam da apresentação do contador de histórias essencialmente por seu caráter cênico. Porém guardam muitas características desta arte como por exemplo: a relação direta com a platéia, o texto épico, a presença das narradoras.
Para Patrice Pavis o teatro-narrativa é definido como:
“Forma de texto e/ou encenação que usa materiais narrativos não-dramáticos (romances, poemas, textos diversos) não estruturando-os em função de personagens ou de situações dramáticas. O teatro-narrativa acentua o papel de narrador do ator , evitando qualquer identificação com uma personagem e estimulando a multiplicação das vozes narrativas.”
(Pavis, Patrice. Dicionário de Teatro. Perspectiva. São Paulo, 2005. p396).
Percebemos então quão tênue é esta linha que separa o teatro e a narração de histórias. Principalmente no momento em que o teatro explodiu as regras e fórmulas da forma dramática.
Em dezembro de 2008 e janeiro de 2009 visitamos e contamos histórias em comunidades ribeirinhas na periferia de Manaus (AM) com a parceria da campanha Amigos do Papai Noel. Ficamos atordoadas com essa experiência! Conhecer de fato não só as belezas naturais dessa região mas entrar em contato com a cultura local, os hábitos, as tradições e histórias da região nos motivou a criação de um novo espetáculo inspirado neste imaginário amazônico.
Imbuídas de sonhos, lembranças, histórias vividas e das sensações voltamos pra São Paulo prontas para trabalhar em cima deste imaginário na criação de um espetáculo para todas as idades. O projeto se chamou “Amazônia Adentro”, porque temos vontade de que o público conheça outros aspectos da região amazônica, desconhecidos no sudeste do país. É como se conduzíssemos o público pra esse lugar, como se adentrássemos juntos a região amazônica e compartilhássemos não só as histórias caboclas, mas também um pouco dos espelhos d´água, dos cheiros das frutas, das cores e dos sons da mata.
Dessa vez, procuramos inovar os caminhos, rompendo com os modelos já descobertos pela cia. Se antes, a narrativa estava atrelada ao espetáculo por meio do texto essencialmente épico, agora o desejo é de misturar ainda mais no texto o épico e o dramático.
Desde de março de 2009 começamos o trabalho de pesquisa para construção da narrativa. Com a direção de Solange Dias, que também é responsável pela coordenação e criação da dramaturgia, selecionamos histórias e esboçamos situações e personagens que podem vir a ser a espinha dorsal do espetáculo.
O momento é de muita expectativa e criatividade.
Nossa próxima etapa será a fase de experimentação dessa espinha dorsal na sala de ensaio, quando nascem novos olhares sobre a obra a partir do confronto entre a dramaturgia esboçada e a criação das atrizes.

5 comentários:

  1. Oi Pri e Ju,
    Aguardo com ansiedade esse novo espetaculo, inspirado na experiencia de voces na Amazonia.
    Espero que traga para o publico um pouco da cultura dessa regiao tao rica, porem desconhecida (inclusive para mim).
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Se foi teatro ou narração eu também não posso delimitar.
    Só tenho certeza de uma coisa: para as crianças foi MÁGICA!!!
    Sucesso!
    D

    ResponderExcluir
  3. Meninas,sou fã número 1 do trabalho de vcs!!!
    MERRRRRRRRRRRRRRDA!!!

    ResponderExcluir
  4. Meninas,sou fã do trabalho de vcs!!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ingrid,
    Com certeza você será convidada pra estréia e será uma honra recebê-la com o Vitor e todos os seus sobrinhos, primos e amigos!

    Kassamita,
    Graças ao trabalho lindo dos Amigos do Papai Noel é que as crianças tiveram essa experiência! E pode ter certeza que foi MÀGICA pra nós também!

    Tatiana,
    Só podemos agradecer! Ainda mais vindo de uma pessoa tão criativa, carinhosa e profissional como você! Beijão

    ResponderExcluir